terça-feira, 23 de março de 2010

Austrália!!

Hoje na sala de aula surgiu uma pergunta(que foi feita pelo nosso ̶s̶u̶m̶i̶d̶o̶ grande the godfather)

...''Quem descobriu a Austrália???''
Aii com essa curiosa pergunta fiz essa postagem!!!

O Descobrimento: Uma das características interessantes da Austrália, é que ao contrário da America do Sul, do Norte, e das Índias, a Austrália só foi descoberta em 1642. Antes disso ninguém queria. Os Portugueses passaram ao largo da Austrália, trocaram olhares com os Espanhóis que vinham por Bombordo, deram um peidinho, e foram embora. Olha que isso ocorreu antes de 1600. Ou seja, tanto Portugal quanto a Espanha deixaram de ter uma filial na Oceania, e resolveram dar de graça (sem trocadilhos por favor) para um Holandês chamado Abel Tasman que em 1642 chegou numa ilha ao sul da Austrália, e por ser muito vaidoso, chamou-a de Disneylandia, digo, Tasmania.

Na verdade, o primeiro Inglês que avistou o grande continente Australiano, foi um ex-pirata de carteirinha, chamado Willian Dampier, que quase quebrou o barco nos recifes da costa oeste (Oceano Índico). Ele chegou, olhou para terra, e só viu deserto. Não viu nem uma nativa gostosa para comer, nada de água para beber, tão pouco nada para saquear. A temperatura estava de rachar bandeira de caveira em topo de mastro, e o terrível pirata, deu meia volta e foi embora tal qual a turma da Península Ibérica. Antes de sair, e depois de encontrar alguns nativos Aborígenes, comentou com o restante da tripulação..."Nunca imaginei que um país pudesse ter uma população tão miserável quanto este".

Somente uns 100 anos depois, em 1768, que o intrépido Capitão Cook descobriu a Austrália. Ele foi mandado para o Tahiti, para estudar o trânsito de Venus nos céus do Pacífico Sul. Na volta, talvez com o pescoço duro de tanto olhar pro céu, chegou a conclusão que as terras que via na proa da embarcação não era a tal da "Terra do Sul", tão cobiçada por Portugal e Espanha, mas sim a Nova Zelândia. Circumnavegou ela, e prosseguiu viagem para Oeste. Até que finalmente, em 1770, ele teve certeza que tinha aportado nas Terras Australis, ou Austrália para os íntimos.

Curiosidade: (muitos garantem que esse fato é verdadeiro) Quando o Capitão Cook desembarcou, encontrou um Aborígene, e perto dele havia um Canguru. O Cook então apontou para o animal, e perguntou o nome do bicho, no que o Aborigene respondeu... Kangaroo. De volta à Inglaterra, relatou que na Austrália havia um animal que parecia um rato gigante, e que os nativos o chamavam de Kangaroo. Muitos anos depois, descobriu-se que Kangaroo no dialeto local significava " Eu não compreendo o que você está falando". De qualquer forma, o nome Kangaroo ficou até os dias de hoje.
Em 1779, Os Americanos já cansados de receber convictos, ladrões, e trapaceiros Made in England, deram um basta no assunto, e a Coroa Inglesa, sem lugar para enfiar toda essa "Buena Gente", resolveu mandá-los de férias permanentes sem passagem de volta, para as recém-descobertas terras do sul. Em 1787 chegaram 750 deles. O navio também, chegou em perfeito estado, sem nada ter sido roubado a não ser os mastros e o leme. Onze anos depois, de saco cheio da Botany Bay que de protegida não tinha nada, pois os navios sempre insistiam em descansar nas areias da praia, eles resolveram navegar para o Norte. Descobriram um porto muito bom, bonito e abrigado, e que hoje se chama Sydney. Até 1868, chegaram mais de 168.000 ingleses condenados para cumprir pena na Austrália. Aliás, muitos Australianos de hoje, sabem e têm vergonha do fato de serem decendentes de pessoas que por pouco escaparam da forca. Não eram simples ladrões de galinha, eram barra pesada mesmo